sábado, 12 de março de 2011

Reflexões sobre o voluntariado no contexto da educação infantil

O voluntáriado é uma prática, que vem sendo desenvolvida desde meados do século XVI, os primeiros indicios deste trabalho iniciado nas Santas Casas de Misericórdia ligados à área espiritual. No decorrer desta trajetória o trabalho voluntário foi evoluindo para prestação de assistência médica aos prisioneiros de guerra fundado com o nome de Comitê Internacional para ajuda aos militares feridos e a partir de 1876 como Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A chegada da Cruz Vermelha no Brasil é reconhecida pelo governo como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde e a partir destes primeiros passos, novos espaços foram sendo criados para o serviço voluntário, dentre eles o Escotismo, Projeto Rondon, Pastoral da Criança, Centros de voluntários no Brasil entre outras. No ano de 98 é promulgada a Lei do Voluntariado – Lei 9.608, que dispõe sobre as condições do exercício do serviço voluntário e estabelece um termo de adesão, e em 2001 a ONU instituiu o Ano Internacional do Voluntariado no lançamento do serviço voluntário consolidando na lógica do trabalho social.
No segundo semestre de 2007, realizei um curso de voluntariado pelo Mesa Brasil SESC/Cachoeira do Sul, neste curso foram contextualizadas questões teóricas a cerca da história do Voluntariado, bem como, o conhecimento de instituições que recebem alimentos coletados pelo programa, entre elas, organizações não govenamentais, sem fins lucrativos e Escolas de Educação Infantil. Ao me aproximar destas instituições e projetos para possivelmente me inserir em um destes espaços para realização do trabalho social na ótica do Serviço Social, não no desenvolvimento de ações assistencialistas, mas de contribuição para aquele local, sujeitos envolvidos e para minha formação acadêmica, resolvi me inserir na Escola de Educação Infantil Irmão Pedro.
Conjuntamente com minha colega Sabrina Alves Bibiano visualizamos que a escola tinha um pequeno grupo de mães que se reunia toda a semana para realização de artesanatose tendo em vista também, que a escola tinha como um dos enfrentamentos a aproximação da família no contexto da criança para o seu desenvolvimento pessoal, e assim, elaboramos o Projeto Recomeçar. Nos encontros realizamos reflexões sobre temáticas de interesse das mulheres como por exemplo: auto estima e valorização, violência doméstica, depressão, dicas nutricionais, relação entre pais e filhos e nas datas comemorativas realizavamos atividades como por exemplo corte de cabelo e manicure no Dia do embelezamento - Comemoração a semana da Mulher,  Chá das avós - Comemoração ao Dia da Avó, mas todas as atividades estratégicas para a reflexão da inportância da Família no contexto da criança e aproximação com a instituição. 
O projeto surgiu a partir do curso de Voluntariado e foi uma experiência maravilhosa sem dúvidas, pois tive aproximação com um espaço que está posto para atuação direta do profissional Assistente Social articulado com outros profissionais no trabalho interdisciplinar. Mas infelizmente não pude dar continuidade em decorrência de que mesmo sendo um trabalho social voluntário, tem que ser realizado continuamente para que se obtenha resultado, e este foi um dos meus maiores desafios, tendo em vista que, a minha realidade era precisar de emprego para me manter na Faculdade. Acredito que o serviço voluntário é fundamental  para suprir algumas necessidades institucionais e de interesse do profissional que se propõe a doar-se para contribuir em uma instituição mas em trabalhos que tenham a continuidade, dedicação e objetivo de transformação daquela comunidade e/ou instituição.

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